Amazônia Banda Larga - Internet via SatéliteAmazônia Banda Larga - Internet via SatéliteAmazônia Banda Larga - Internet via Satélite

Amazônia Banda Larga Apresenta

Satélites de Comunicação GeoEstacionários

Os satélites de comunicação são do tipo GeoEstacionários. O nome vem da característica de sua órbita que se ajusta à velocidade de rotação da Terra ficando como que posicionados sempre sobre um ponto fixo do planeta. Para um observador localizado no planeta Terra, a impressão que se tem é a de que o satélite está parado no espaço.

Para que o satélite entre em órbita terrestre ele precisa ser lançado a uma velocidade superior a 28.800Km/h para vencer a atração gravitacional. Com essa velocidade e em um órbita localizada a 36.000 Km sobre o Equador, ele permanecerá em uma órbita geoestacionária.

A função do satélite é a de atuar como um repetidor de sinais gerados em terra. Os sinais são detectados, filtrados, repolarizados, amplificados e transmitidos de volta à Terra. A energia para seu funcionamento vem de baterias alimentadas por células solares que alimentam os circuitos repetidores de sinal chamados de transponders.

Bandas de Transmissão

As frequëncias de transimissão mais utilizadas para a comunicação via satélite são as bandas C e Ku. As difenças entre essas bandas se dão nos seguintes itens:

frequëncia de uplink - para a transmissão de sinais da terra para o satélite;

frequëncia de downlink - para a transmissão de sinais do satélite de volta para a terra;

frequëncia da portadora do transponder para a modulação do sinal

A Banda C tem frequëncias de uplink de 5,850 a 6,425 GHz e de 3,625 a 4,2 GHz para downlink. O transponder típico de banda C tem 36 MHz de largura de banda. Requer antenas maiores, mas é menos afetadas pelas interferências causadas pelas chuvas.

Na Banda Ku, as frequëncias de uplink variam de 14,0 a 14,5 GHz e de 11,7 a 12,2 GHz para downlink. O transponder típico de banda Ku tem 27 MHz de largura de banda. Por permitir o uso de antenas menores, é a mais popular internacionalmente. Recentemente passou a ter maior aceitação em países tropicais, como o Brasil.

Aplicações para Comunicação via Satélite

As aplicações mais indicadas para a comunicação via satélite são as que envolvem um dos seguintes aspectos:

Transmissão de um único sinal para uma ampla área geográfica. São típicas desse modelo as transmissões de TV e rádio via Satélite;

Integração de localidades remotas e sem infraestrutura terrestre de telecomunicações. Nesse modelo se enquadram destinos como canteiros de obras, campos de mineração e propriedades rurais.

Necessidade de mobilidade e agilidade na instalação, tipicamente em soluções rápidas e temporárias, ou de uso ocasional. Nessa situação se enquadram a cobertura de shows, noticias e eventos móveis.

Estações VSAT

A estacão terrestre mais popular que existe é a VSAT, abreviatura para Very Small Aperture Terminal, que usam antenas que variam de 0,90 a 2,50 metros de abertura.

Um rede VSAT é composta por um número de estações VSAT e uma estação principal chamada de Hub Station. A estação Hub possui uma antena maior e se comunica com todas as remotas, coordenando o tráfego para elas. A hub também pode servir para interligar redes VSAT.

As redes VSAT podem ser da topologia estrela, na qual as estações somente se comunicam com a hub, ou na malha, na qual as estações remotas podem se comunicar entre si. Caso uma remota em uma rede em estrela precise se comunicar entre si, elas usam a hub como intermediária, em um duplo salto.

Um salto de satélite é o percurso do sinal de uma remota ao satélite e seu retorno à hub ou a outra VSAT. A cada salto de satélite há um atraso na transmissão chamado de delay. Quanto mais saltos, maior o delay.

Fisicamente, uma VSAT é composta pela antena parabólica e o rádio transmissor e receptor, que ficam insatalados em ambiente externo, e um terminal de satélite, que agrega um roteador e que controla os sinais de comunicação.

Caso vocë deseja mais informações sobre comunicação via satélite, e mais especificamente sobre Acesso à Internet em Banda Larga Via Satélite, entre em contato conosco.

   Voltar


Topo de Página | Inicial | Quem Somos | Banda Larga | Via Satélite | Serviços | Parceiros | Artigos | Solicitar Agora | Nos e-mail

Av. Joaquim Nabuco 1088 Centro, CEP: 69020 Manaus, AM, Fone: 55-92: 3232-5581 † 55-92: 3234-8171 Fax: 55-92: 3234-8529

© 2002-2008 by Worldwide Harvest LLC d.b.a. Amazônia Banda Larga e Informática Ltda. All rights reserved.

Valid CSS!  Valid XHTML 1.0 Transitional  World Wide Web Consortium