Thin Client - Perguntas Frequentes

O que é Thin Client (Cliente "magro")?

Atualmente as empresas visam não só o lucro mas também a redução de despesas com equipamentos, manutenção, aquisão de licenças de softwares, energia elétrica, otimizar o tempo gasto com atualizações, etc. Eis que surge então no mercado uma tecnologia, que além de ajudar a solucionar essa questão, também é uma tecnologia ecologicamente correta. Os Thin Clients são equipamentos novos que possibilitam a utilização de um computador por até 30 usuários simultâneos (31 caso o PC Servidor também seja usado como estação de trabalho) através da instalação de um software no PC servidor e a utilização da Área de Trabalho Remota do Windows (podendo também ser usado com o servidor configurado e instalado em Linux). Uma das grandes vantagens dos Thin Clients é seu tamanho extremamente reduzido. Existem Thin Clients no mercado que são do tamanho de roteadores wireless comuns.

Como funciona um Thin Client?

O Thin Client precisa de um ponto de rede, um teclado, um mouse, um monitor e um ponto de energia elétrica. O teclado/mouse, cabo de rede e monitor são ligados diretamente ao thin client, que recebe um endereço IP via DHCP (caso você tenha servidor DHCP rodando na rede e tenha habilitado no thin client a aquisição automática de ips) e as informações e dll's necessárias para se conectar ao servidor e iniciar a sessão remota. A grande maioria dos Thin Clients possuem um software de gerenciamento que precisa ser instalado no servidor e que funciona juntamente com o Terminal Server do Windows. Esse software é necessário para fazer a emulação das sessões que são abertas pelos clientes. Todo o processamento e os aplicativos instalados e arquivos ficam hospedados no servidor, o Thin Client é uma estação diskless (sem disco).

Quais as vantagens de utilização de Thin Clients ao invés de um computador desktop ou laptop convencional?

A sua maior vantagem é a economia feita na hora da aquisição dos thin clients, que chegam a custar até 60% menos do que um computador convencional. Algumas outras vantagens podem ser checadas a seguir:

  • Centralização do processamento e administração da rede;
  • O usuário poderá acessar seus arquivos de qualquer estação (qualquer Thin Client) na rede utilizando seu login e senha;
  • Redução de tempo na instalação e atualização de softwares, sendo necessário atualizar somente o servidor e todas as estações serão atualizadas automaticamente;
  • Economia de energia (estudos comprovam que um Thin Client novo consome apenas 15% da energia de um computador convencional)
  • Reduz a geração de calor no ambiente já que não esquentam e não possuem coolers fazendo a exaustão de calor;
  • Maior segurança nos dados já que o Thin Client não tem CD-ROM, HD, drive de disket e entradas USB (há modelos que possuem entradas USB para utilização de pen-drives)
  • Maior durabilidade (enquanto um pc convencional dura em média 3 anos, um thin client dura, na teoria, 21 anos);
  • Não há upgrade de hardware nas estações, somente no servidor;
  • Economia na aquisição de licenças de softwares, pois os softwares serão instalados somente no servidor, mas poderão ser acessados por qualquer estação (desde que seja devidamente configurada para permitir o acesso ao software em questão);
  • Maior agilidade na troca ou adição de uma estação de trabalho, não sendo necessário instalar nenhum software no thin client. Para poder utilizar um thin client novo na rede basta que você o conecte e configure a interface de rede (por padrão vem ativada para utilizar configuração automática via DHCP);
  • Maior facilidade no transporte/mudança dos equipamentos;
  • Utilização de uma menor largura na banda da rede;
  • Valor praticamente desprezível para a maioria dos ladrões;
  • Otimização do espaço de trabalho, pois os thin clients geralmente ficam acoplados atrás dos monitores, não havendo uma CPU.

Segundo um estudo feito pela Fujitsu, a economia de energia anual pode chegar à 80% com a utilização de Thin Clients e o custo com a manutenção pode chegar a ser menor 95%, pois os mesmos não necessitam de upgrade de hardware.

Finalizando, é uma alternativa viável para empresas de qualquer porte.

Para mais informações ou aquisição dos nossos serviços ou produtos, por favor entre em contato com suas dúvidas e perguntas.

 

Por que Satélite?

Para navegar no internet em Hyperspeed, a ABL usa a mais moderna tecnologia de satélite que recebe e transmite o sinal por uma antena parabólica de 1,8 metros conectada, através de um terminal, ao seu computador ou roteador.

ABL  especializa em banda larga por satélite que usa o Hughes sistema de  DirecWay. Por que a ABL se especializou em acesso à Internet por Satélite?

Nenhum Limite Territorial. Diferentemente das conexões tradicionais com fio de cobre, fibra óptica e rádio ponto-a-ponto, a banda larga via satélite está disponível em qualquer lugar no mundo. A ABL existe para prover serviço de Internet em banda larga não só na região Amazônica, mas também em todo o Brasil e o mundo.

Desenvolvimento rápido. A solução via Satélite pode ser expandida muito mais rapidamente do que aquelas que requerem infra-estrutura terrestre.

Maior velocidade e melhor serviço. Banda larga via satélite proporciona downloads muito mais rápidos que linha discada e melhor qualidade nas transmissões de dados. Com satélite, temos atualmente uma velocidade máxima de 1Mbps e o sistema é flexível, significando que, uma vez o sistema instalado, você pode aumentar a velocidade simplesmente contratando um nível mais alto de serviço. Você fará muito mais em menos tempo. Isso significa produtividade.

Sem uso da linha telefônica ou pulsos pagos. Com a solução da ABL, você não precisa usar sua linha telefônica mais, deixando-a livre para fazer ligações e acabar imediatamente com as despesas enormes com pulsos. De fato, você não depende do sistema telefônico ou de qualquer outra infra-estrutura terrestre. Os sistemas só precisam de energia elétrica para serem instalados.

Nenhuma Compra de Equipamentos. Com a solução de ABL, você não precisa adquirir o terminal ou a antena. Nós instalaremos todo o equipamento e lhe emprestaremos sem nenhuma taxa mensal extra. Se alguma falha ocorrer com seu equipamento, nós trocaremos por um novo sem custo adicional para você. Se você desejar comprar o equipamento, nós lhe daremos um desconto em seu serviço mensal.

Sempre Conectado. Sua conexão é imediata. Quando você ligar seu computador e terminal, você já estará conectado diretamente à Internet sem discar e sem qualquer comando adicional. Instalação e Configuração de seu PC são feitas por profissionais especializados.

Clique aqui para ordenar nosso serviço e ser o primeiro negócio em seu bairro com internet de Hyperspeed acesse por satélite.

 

Internet Via Satélite (VSAT) - Perguntas Frequentes

O serviço de Internet Banda Larga Via Satélite possibilita acesso à Internet muito mais rápido do que o acesso normal (discado), com cobertura em todo Brasil. Você precisa de uma antena, um rececptor de satélite, um modem ou transmissor via satélite e uma placa de rede.

Quais são as características deste tipo de conexão?

A Internet Banda Larga Via Satélite pode ser utilizado para uso doméstico ou corporativo, oferecendo conexão para diversos computadores, desde que instalados em um mesmo endereço. As características de funcionamento são: Disponibilidade em todo o território nacional, Alta velocidade, Acesso Bidirecional (permite envio e recepção de dados), e dispensa o uso da linha telefônica.

Qual a diferença entre a Internet via Satélite e outros sistemas de Banda Larga que existem no mercado?

Soluções de Banda Larga baseadas em tecnologias como Frame Relay, Cable Modem, ADSL e ISDN necessitam de um estudo de viabilidade, uma vez que a sua localidade pode estar fora da área de cobertura. Enquanto os outros sistemas exigem infra-estrutura de rede terrestre, no caso da conexão via satélite, o usuário só precisa estar dentro da área de cobertura do satélite. Com isso o sistema é mais abrangente, e pode ser instalado rapidamente, mesmo em áreas rurais ou isoladas.

Para ter Internet Via Satélite eu preciso ser assinante de algum provedor de Internet?

Não. O operador do Satélite além de fazer a conexão via satélite, também funciona como um provedor de Internet.

Qual é a velocidade que o sistema oferece?

De acordo com a modalidade escolhida, a velocidade média de recepção (download) pode variar de 512 a 2048 Kbps. Quando a transmissão (upload) é feito por modem, a taxa típica é de 64 kbps. Para upload via Satélite a velocidade pode chegar a até 512 Kbps.

Posso acessar Internet e falar ao telefone ao mesmo tempo?

Sim. E você não paga tarifação e pulsos no uso da Internet.

Quais são os equipamentos necessários para a instalação?

Uma antena e um modem satélite. O diâmetro da antena varia de acordo com a região a ser instalada. Normalmente o diâmetro da antena é de 96cm , podendo chegar a 180 cm , dependendo da região. O modem satélite mede 22cm de comprimento, 22cm de largura e 8cm de altura.

Quem fornece esses equipamentos?

Normalmente, todos os equipamentos são fornecidos (em comodato) pela Operadora. Se você desejar comprar o equipamento, você receberá um desconto em seu serviço mensal.

Quem instala esses equipamentos?

Um técnico fará a instalação da antena e do modem. O custo desta instalação está incluído na taxa de Instalação.

É necessária a instalação da placa de rede (LAN) mesmo se a conexão for requisitada para somente um computador?

Não. O modem pode, opcionalmente, ser ligado em uma interface USB.

Tenho um notebook. Posso utilizar Internet Via Satélite?

Sim. O modem será conectado da entrada USB ou na placa de rede. Em vez da placa de rede Ethernet 10 Base T, você precisará de um cartão PCMCIA padrão Ethernet 10 base T. Esse cartão deve ser compatível com as especificações do fabricante de seu notebook.

Assinei a Internet Via Satélite. Posso continuar acessando meu provedor antigo por linha discada?

Sim

Quais sistemas operacionais são suportados?

  • Microcomputador Estação Cliente Estação Cliente Windows 98
  • Windows 98SE
  • Windows ME
  • Windows 2000 (Server e Professional)
  • Windows XP
  • Windows 2003
  • Windows Vista
  • Windows 7
  • Linux
  • Macintosh

Em quanto tempo posso ter a Internet Via Satélite instalada?

Após o pagamento, a Internet Via Satélite é instalada em até 30 dias úteis.

Quanto tempo o Técnico leva para instalar a Internet Via Satélite ?

Na maioria dos casos, de 3 a 4 horas.

Quantos PC´s posso conectar simultaneamente na Internet Via Satélite?

Não possui restrição para o limite PC´s interligados. Os limites dependem do volume e da natureza do tráfego.

Como é feita a distribuição do modem para vários computadores?

O modem deverá estar conectado a um dos computadores, que por sua vez, atuará como servidor internet para os outros (Proxy).

O que é um Proxy?

Proxy é um software que permite, entre outras coisas, compartilhar uma única conexão Internet com uma rede de computadores.

A conexão sofre interferência de chuva?

O serviço de Internet Via Satélite pode ser afetado temporariamente caso ocorram tempestades muito intensas na sua região. Se isso acontecer, talvez você perceba alguma diminuição no desempenho do seu sistema ou, em ocasiões extremas, interrupção do seu acesso por alguns minutos, até que o pico máximo da tempestade diminua.

Tenho outras dúvidas, a quem devo perguntar?

Caso você não tenha encontrado resposta para sua dúvida, clique no link abaixo que responderemos o mais breve possível:

Para saber mais, preencha o formulário de contato com suas dúvidas e perguntas que nossos consultores terão o maior prazer em lhe atender.

   

O que é Banda Larga?

Banda Larga é um termo que é usado para descrever serviços de acesso à Internet de alta velocidade com a capacidade de controlar grandes volumes de informação e, além de acesso à rede, pode ser usado para opções avançadas como vídeo-conferência, música ao vivo/concertos, voz sobre IP, VPNs e aplicações semelhantes.

O ABL antena de  Satélite Parabólica usada por nosso Hughes sistema de DirecWay. Conexões de Internet via Satélite são perfeitas para usuários empresariais na Amazônia que querem confiança e acesso de alta velocidade. Este serviço usa satélites múltiplos para se conectar à Internet. Por causa da alto-redundância da arquitetura via satélite, o serviço é muito estável e seguro.

Diferentemente da tecnologia DSL e outras relacionadas, Conexões de Internet via satélite estão disponíveis em qualquer lugar no mundo.

Como numa conexão DSL, seu acesso à Internet via satélite está sempre disponível, 24 horas por dia. A velocidade da conexão, que é relacionado com o carregamento de páginas da rede e o download de arquivos, pode ser de até 1Mbps. A velocidade de conexão depende do pacote de serviço que você escolher.

Como em qualquer conexão de Internet, as velocidades atuais variarão baseadas no uso e padrões de tráfico e irão, em determinados momentos, ser maiores ou menores.

Clique aqui para solicitar banda larga via satélite para sua empresa e ser a primeira empresa na sua cidade ou em seu bairro com Internet via satélite de Hyperspeed.

 

Como Escolher um Provedor de Internet via Satélite?

backboneNossa região amazônica e paises vizinhos encontram-se isoladas do resto do mundo no quesito comunicações. Somente via satélite e possível alcançar estas cidades que ficam espalhadas na floresta. A Amazônia Banda larga oferece uma alternativa de acesso para comunidades e prefeituras e ate mesmo pequenos comerciantes que desejam ter acesso a internet em banda larga nos seus municípios. Muitas empresas existem também no mercado oferecendo soluções semelhantes. Este artigo tem como propósito mostras os benefícios e vantagens da ABL sobre os outros.

Vamos inicialmente entender os princípios básicos do funcionamento de um sistema de transmissão via satélite. Observe a figura ao lado.

Neste caso, todos os pontos remotos estão conectados a uma estação HUB, localizada na terra, que atende a vários clientes e esta conectada a internet por links de alta velocidade e links que podem ser do tipo ponto-a-ponto com a sede do cliente.

A estação Hub transmite um canal Downstream (Hub ' Remotas) de 40 Mbps que é recebido pelos terminais remotos. As estações remotas enviam dados à Hub através de canais Upstream compartilhados (Remotas ' Hub) de alguns kbs ate 1,6Mbps, em função da sua localização geográfica.

A ativação dos terminais remotos VSAT e' rápida e são instaladas conforme a área de cobertura do satélite.

Vale ressaltar que a ABL diferentemente de outros provedores oferece um serviço IP Banda Larga bidirecional via Satélite de alta qualidade para acesso à Internet e formação de redes corporativas. Esse serviço suporta transmissões unicast e multicast, permitindo conexões ponto a ponto e ponto multiponto.

Devemos perceber que este produto e direcionado a empresas, comunidades e órgãos governamentais que necessitam de acesso à internet banda larga. Não esta direcionada para provedores de acesso a internet. Não foi dimensionado para isso. O uso da internet tem que ser feito de forma adequada e inteligente, pois mesmo sendo banda larga os sistemas de satélite apresentam limitações que devem ser respeitadas, pois caso contrário o usuário poderá ter o seu sistema completamente bloqueado (isto depende da política do provedor de acesso de satélite). Neste ponto a ABL diferencia-se dos seus concorrentes, pelo fato de apresentar soluções para estes problemas como veremos mais adiante.

Provedores como Star One, Rural Web e outros oferecem links do tipo 1Mbs de Download e 55Kbs Upload (StarOne) e 88Kbs (Ruralweb) para seus clientes bem como franquias de 10Gb/mês com recomendação de 10Maquinas. Passada esta franquia o Cliente devera pagar uma multa (R$ 150,00) por cada 1Gb excedido. Aqui temos então um problema Baixo Upload e Franquia insuficiente. Imagine que vc tem um balde e quando este balde encher com 10Gb você começa a pagar multa. O provedor percebendo isso ele diminui a velocidade de acesso do cliente para não permitir novos excessos. Sem contar por exemplo que estes sistemas utilizam tecnologia antiga de baixa performance e não permitem interligação de empresas. O software de aceleração e proxy, ajudam a fazer com que mais bits sejam baixados mais rapidamente ou seja enchendo o balde, por que o proxy server esta na HUB. Lembre-se o proxy não esta perto da sua VSAT e nem você pode faze-lo. Assim o download repetitivo e inevitável, consumindo preciosos bytes.

A ABL tem parceria com a Hughes, maior fabricante de equipamentos via satélite do mundo. A Hughes resolveu o problema acima de forma simples através de um algoritmo chamado FAP (fair Access Policy) ou regras de acesso amigáveis, significa, que diariamente quando o usuário não esta acessando a internet o "Balde" e' esvaziado a uma certa taxa de bits/s ou melhor dizendo não paga multa. também tem limites de download neste sistema porem o balde nunca fica cheio. No caso do usuário ultrapassar um limite estabelecido a sua velocidade e " fapeada" ou seja e reduzida a uma nova velocidade. Se mesmo assim ele continuar a velocidade final e reduzida para 10% da original. Para tanto basta o usuário esperar algumas horas(1-4 horas) ate que o " balde" volte a esvaziar e ele possa utiliza-lo normalmente.
A limitação de Download e comum para todos os sistema de satélite porem a ABL apresenta de fato um grande beneficio para seus clientes quando comparados com outros provedores.

Algumas Características da Proposta ABL

E possível oferecer tanto o acesso à Internet para os pontos remotos, como a formação de redes corporativas (ligando os pontos remotos a um escritório central). Para as rede corporativas, pode-se oferecer serviços de voz de forma integrada de forma Inteligente utilizando uma banda própria com QoS. Varios perfis de tráfego estão disponíveis ou poderão ser formatados caso a caso, conforme a necessidade dos clientes.

Aplicações típicas suportadas no serviço de Acesso à Internet:

  • Navegação na Web
  • Transferência de arquivos
  • E-mail
  • E-commerce

As seguintes aplicações não são recomendadas no serviço de Acesso à Internet IP Banda Larga via Satélite:

  • VPN fim a fim. Alternativamente pode-se utilizar os serviços corporativos IP banda Larga via Satélite.
  • Banco de Dados - protocolos nativos. A ABL recomenda o acesso a base de dados através de interface HTTP.(ver abaixo)
  • Hospedagem de servidores WEB, Correio, FTP (etc.) nos pontos remotos (VSAT). Alternativamente pode-se hospedar paginas em vários Datacenters espalhados pelo Brasil
  • Aplicações Peer-to-Peer (Kazaa, Napster, Morpheus etc.)
  • VoIP. Como solução alternativa, considerar os serviços de VoIP da Hughes (DW7000 e DW 6040 ou DW7700).
  • Vídeo Conferência. Caso seja de interesse do cliente podemos oferecer um projeto específico para atendimento desta aplicação.

O serviço de Acesso à Internet IP Banda Larga via Satélite não é destinado à Provedores de Acesso à Internet. Aplicações típicas suportadas no serviço de Rede Corporativa, destinado ao tráfego IP corporativo:

  • Interconexão de LAN
  • Intranet e Internet
  • Correio eletrônico

Banco de Dados (descentralizando os servidores, ou a utilização de softwares como Metaframe - Citrix ou Terminal Server - Microsoft entre outros. Outra opção é a utilização de interfaces HTTP para acesso a base de dados central.)
Sistemas ERP

  • Emulação de terminal
  • Transações bancárias (ATM e TEF)

Abaixo Ilustra-se o Posicionamento do produto ABL conforma a necessidade dos clientes bem como os limites de download.

plans

Envie um Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com suas dúvidas e perguntas. Se preferir, ligue para nosso escritório pelo fone (092) 3232-5581. Nosso escritório fica na Rua Joaquim Nabuco, 1088, no Centro de Manaus.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
CREA 4881-D/93AM/RR