Como Escolher um Provedor de Internet via Satélite?

backboneNossa região amazônica e paises vizinhos encontram-se isoladas do resto do mundo no quesito comunicações. Somente via satélite e possível alcançar estas cidades que ficam espalhadas na floresta. A Amazônia Banda larga oferece uma alternativa de acesso para comunidades e prefeituras e ate mesmo pequenos comerciantes que desejam ter acesso a internet em banda larga nos seus municípios. Muitas empresas existem também no mercado oferecendo soluções semelhantes. Este artigo tem como propósito mostras os benefícios e vantagens da ABL sobre os outros.

Vamos inicialmente entender os princípios básicos do funcionamento de um sistema de transmissão via satélite. Observe a figura ao lado.

Neste caso, todos os pontos remotos estão conectados a uma estação HUB, localizada na terra, que atende a vários clientes e esta conectada a internet por links de alta velocidade e links que podem ser do tipo ponto-a-ponto com a sede do cliente.

A estação Hub transmite um canal Downstream (Hub ' Remotas) de 40 Mbps que é recebido pelos terminais remotos. As estações remotas enviam dados à Hub através de canais Upstream compartilhados (Remotas ' Hub) de alguns kbs ate 1,6Mbps, em função da sua localização geográfica.

A ativação dos terminais remotos VSAT e' rápida e são instaladas conforme a área de cobertura do satélite.

Vale ressaltar que a ABL diferentemente de outros provedores oferece um serviço IP Banda Larga bidirecional via Satélite de alta qualidade para acesso à Internet e formação de redes corporativas. Esse serviço suporta transmissões unicast e multicast, permitindo conexões ponto a ponto e ponto multiponto.

Devemos perceber que este produto e direcionado a empresas, comunidades e órgãos governamentais que necessitam de acesso à internet banda larga. Não esta direcionada para provedores de acesso a internet. Não foi dimensionado para isso. O uso da internet tem que ser feito de forma adequada e inteligente, pois mesmo sendo banda larga os sistemas de satélite apresentam limitações que devem ser respeitadas, pois caso contrário o usuário poderá ter o seu sistema completamente bloqueado (isto depende da política do provedor de acesso de satélite). Neste ponto a ABL diferencia-se dos seus concorrentes, pelo fato de apresentar soluções para estes problemas como veremos mais adiante.

Provedores como Star One, Rural Web e outros oferecem links do tipo 1Mbs de Download e 55Kbs Upload (StarOne) e 88Kbs (Ruralweb) para seus clientes bem como franquias de 10Gb/mês com recomendação de 10Maquinas. Passada esta franquia o Cliente devera pagar uma multa (R$ 150,00) por cada 1Gb excedido. Aqui temos então um problema Baixo Upload e Franquia insuficiente. Imagine que vc tem um balde e quando este balde encher com 10Gb você começa a pagar multa. O provedor percebendo isso ele diminui a velocidade de acesso do cliente para não permitir novos excessos. Sem contar por exemplo que estes sistemas utilizam tecnologia antiga de baixa performance e não permitem interligação de empresas. O software de aceleração e proxy, ajudam a fazer com que mais bits sejam baixados mais rapidamente ou seja enchendo o balde, por que o proxy server esta na HUB. Lembre-se o proxy não esta perto da sua VSAT e nem você pode faze-lo. Assim o download repetitivo e inevitável, consumindo preciosos bytes.

A ABL tem parceria com a Hughes, maior fabricante de equipamentos via satélite do mundo. A Hughes resolveu o problema acima de forma simples através de um algoritmo chamado FAP (fair Access Policy) ou regras de acesso amigáveis, significa, que diariamente quando o usuário não esta acessando a internet o "Balde" e' esvaziado a uma certa taxa de bits/s ou melhor dizendo não paga multa. também tem limites de download neste sistema porem o balde nunca fica cheio. No caso do usuário ultrapassar um limite estabelecido a sua velocidade e " fapeada" ou seja e reduzida a uma nova velocidade. Se mesmo assim ele continuar a velocidade final e reduzida para 10% da original. Para tanto basta o usuário esperar algumas horas(1-4 horas) ate que o " balde" volte a esvaziar e ele possa utiliza-lo normalmente.
A limitação de Download e comum para todos os sistema de satélite porem a ABL apresenta de fato um grande beneficio para seus clientes quando comparados com outros provedores.

Algumas Características da Proposta ABL

E possível oferecer tanto o acesso à Internet para os pontos remotos, como a formação de redes corporativas (ligando os pontos remotos a um escritório central). Para as rede corporativas, pode-se oferecer serviços de voz de forma integrada de forma Inteligente utilizando uma banda própria com QoS. Varios perfis de tráfego estão disponíveis ou poderão ser formatados caso a caso, conforme a necessidade dos clientes.

Aplicações típicas suportadas no serviço de Acesso à Internet:

  • Navegação na Web
  • Transferência de arquivos
  • E-mail
  • E-commerce

As seguintes aplicações não são recomendadas no serviço de Acesso à Internet IP Banda Larga via Satélite:

  • VPN fim a fim. Alternativamente pode-se utilizar os serviços corporativos IP banda Larga via Satélite.
  • Banco de Dados - protocolos nativos. A ABL recomenda o acesso a base de dados através de interface HTTP.(ver abaixo)
  • Hospedagem de servidores WEB, Correio, FTP (etc.) nos pontos remotos (VSAT). Alternativamente pode-se hospedar paginas em vários Datacenters espalhados pelo Brasil
  • Aplicações Peer-to-Peer (Kazaa, Napster, Morpheus etc.)
  • VoIP. Como solução alternativa, considerar os serviços de VoIP da Hughes (DW7000 e DW 6040 ou DW7700).
  • Vídeo Conferência. Caso seja de interesse do cliente podemos oferecer um projeto específico para atendimento desta aplicação.

O serviço de Acesso à Internet IP Banda Larga via Satélite não é destinado à Provedores de Acesso à Internet. Aplicações típicas suportadas no serviço de Rede Corporativa, destinado ao tráfego IP corporativo:

  • Interconexão de LAN
  • Intranet e Internet
  • Correio eletrônico

Banco de Dados (descentralizando os servidores, ou a utilização de softwares como Metaframe - Citrix ou Terminal Server - Microsoft entre outros. Outra opção é a utilização de interfaces HTTP para acesso a base de dados central.)
Sistemas ERP

  • Emulação de terminal
  • Transações bancárias (ATM e TEF)

Abaixo Ilustra-se o Posicionamento do produto ABL conforma a necessidade dos clientes bem como os limites de download.

plans

Envie um Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com suas dúvidas e perguntas. Se preferir, ligue para nosso escritório pelo fone (092) 3232-5581. Nosso escritório fica na Rua Joaquim Nabuco, 1088, no Centro de Manaus.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
CREA 4881-D/93AM/RR